Exposição diária ao sol

Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D.

Por isso, é importante que a pessoa se exponha ao sol sem protetor solar por 15 a 30 minutos diariamente, de preferência antes das 12h da manhã e após às 16h.

A vitamina D fixa o cálcio nos ossos, o que é importante para o seu fortalecimento, além de ajudar a prevenir as doenças cardíacas, autoimunes, osteoporose e o câncer, principalmente de cólon, mama, próstata, ovários e linfoma, pois atua na fagocitose, fortalecendo o sistema imune.

A exposição ao sol também aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

Além disso, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências prejudiciais para a saúde, como insolação, desidratação ou câncer de pele.

Além disso, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada 2h.