O banco de sangue para cães e gatos é uma realidade em vários lugares do mundo, uma vez que, em acidentes graves, pode acontecer de um pet perder muito sangue e necessitar imediatamente de uma transfusão.
Os hemocentros veterinários operam de forma bastante semelhante aos de humanos. Eles também precisam de doadores para manter o estoque de bolsas.
Confira quem pode doar:
- Cães e gatos em boas condições e que não sofrerão com a falta de sangue
- Para transfusão de sangue em cães, é preciso que o animal tenha entre 1 e 7 anos, além disso, é importante que seu peso seja maior que 25kg
- Os gatos devem ter de 1 a 8 anos e pesar mais de 5kg
- Nos dois casos, os bichos precisam estar devidamente vacinados, vermifugados e prevenidos contra ectoparasitas
- Também é fundamental que o pet seja clinicamente saudável, tenha temperamento dócil e não esteja prenhe
Se o pet estiver apto para ser um doador, ele será encaminhado para a coleta.
Realizada somente por veterinários, ela é feita com material estéril e descartável, como ocorre em humanos.
Depois, a bolsa de sangue é processada e mantida no laboratório, onde passa por mais alguns exames, antes de estar liberada para a transfusão.
Cães e gatos possuem diversidade no tipo sanguíneo. No entanto, não têm, para os cães, a mesma importância que têm para nós, humanos, e, por isso, as bolsas não são separadas por esse critério.
Entretanto, até hoje, não se sabe como o sistema funciona em cães, e novos tipos sanguíneos continuam sendo descobertos nesses bichinhos.
O que se sabe é que são 7 tipos principais, podendo haver cãezinhos da mesma raça com tipos diferentes de sangue e haver tipos iguais entre raças distintas.
Os tipos podem ainda se combinar, o que significa que os cães podem ter uma mistura de tipos sanguíneos.
Já os gatos têm três tipos sanguíneos: A, B e AB. No Brasil, a maioria é do tipo A, mas, para os felinos, a tipagem do sangue do receptor e do doador é importante para evitar reações fatais e pode ser feita de maneira rápida.
E aí, seu cão ou gato está apto a doar sangue? Se estiver, não tenha medo! Procure um banco de sangue veterinário!