Benefícios do golfe
Jogar golfe oferece uma forma saudável de realizar atividade física e de prevenir ou tratar doenças cardiovasculares e músculo-esqueléticas.
Os benefícios do golfe não se limitam à vertente física, mas incluem também o bem-estar psicológico, emocional e social:
1- Longevidade
Estudos realizados em 300 mil golfistas pelo Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, demonstraram que os golfistas vivem em média mais cinco anos que o resto da população.
2- Hormônios
Jogar golfe promove a produção de hormônios na corrente sanguínea que estimulam a sensação de bem estar.
3- Calorias
Uma partida de golfe representa um gasto calórico entre 300 a 400 Kcal/h.
4- Osteoporose
Por ser considerada uma atividade física de baixo risco traumático a sua prática traz benefícios articulares e um efeito protetor na manutenção da massa óssea.
5- Redução do colesterol
Um jogo de golfe aumenta a circulação sanguínea e reduz o colesterol, bem como o excesso de gordura corporal.
6- Doenças degenerativas
O golfe pode ajudar a promover a eficiência cerebral e a prevenir o Alzheimer já que são estimuladas várias ligações nervosas. Estudos demonstraram que são criadas novas células cerebrais quando o golfista está em atividade. (coordenação, concentração, visualização e definição da estratégia)
7- Vitamina D
Esta vitamina é essencial para a saúde dos ossos e regula a quantidade de cálcio e fósforo no sangue. Uma vez que o golfe é realizado no exterior e em interação com a natureza ajuda o corpo a produzir vitamina D.
8- Sono
Estudos demonstraram que a prática do golfe promove um aumento da qualidade do sono, já que ajuda a adormecer com mais facilidade e a permanecer no sono profundo durante mais tempo.
9- Emocional
O golfe praticado ao ar livre e num ambiente de descontração promove diferentes tipos de emoções ao longo dos 18 buracos.
10- Networking
O golfe proporciona o aumento exponencial do networking pessoal e profissional e possibilita a realização de negócios de uma forma totalmente diferenciada.