Visão geral da hematologia


A Hematologia é a especialidade médica onde se estudam as doenças hematológicas, ou seja, as doenças relacionadas ao sangue.

As alterações no exame de hemograma como anemia, alteração dos glóbulos brancos ou leucócitos e das células de defesa (neutrófilos e linfócitos), além da diminuição ou aumento da contagem de plaquetas, devem ser avaliadas e tratadas por um hematologista.

As anemias podem ser congênitas ou adquiridas. A anemia mais comum é a anemia por deficiência de ferro que atinge 20% da população mundial, mas há outras causas como a deficiência de vitamina B12 (nutriente que costuma estar presente nos alimentos de origem animal como carne, ovo e leite); deficiência de ácido fólico; a anemia por doenças crônicas; a anemia por insuficiência renal; as hemoglobinopatias (como as talassemias e suas variantes); a anemia hemolítica autoimune (destruição das hemácias pelo próprio organismo); a mielodisplasia (mais comum no idoso); dentre muitas outras.

A diminuição no número de leucócitos pode estar relacionada às doenças hereditárias (desde o nascimento) ou adquiridas.

A contagem baixa de plaquetas pode estar associada às infecções virais, ao uso de medicamentos, à “púrpura” e, em alguns casos, ao câncer.

Os distúrbios da coagulação, como sangramento fácil ou excessivo, assim como relatos de trombose ou trombofilia, também são acompanhados pelo hematologista.

Por fim, qualquer suspeita de câncer hematológico (leucemia, linfoma e mieloma) deve ser investigado, diagnosticado e tratado pelo hematologista.

Os principais sinais e sintomas do câncer hematológico são: alterações no hemograma, palidez, cansaço, febre, sangramento, manchas roxas na pele, aumento dos gânglios, emagrecimento e sudorese.